Não sabe o que fazer com aquele móvel antigo esquecido em casa? Conheça técnicas de pintura para deixá-lo novinho em folha.
Uma das coisas mais gostosas no artesanato é dar vida nova aos objetos do nosso dia a dia, como os móveis antigos de madeira, principalmente quando são peças decorativas clássicas que temos em casa há anos. Às vezes uma nova pintura com a técnica correta já garante muitos anos a mais de vida para aquela peça que pertenceu aos nossos pais ou avós.
Além da vantagem de gastar muito pouco e reaproveitar a mobília, você ainda pode arrasar com uma decoração exclusiva. Muitas vezes basta usar lixa, verniz e tinta para adequar um móvel antigo ao restante da decoração da casa.
Depois de retirar os acessórios, lixe o móvel, limpando-o de todos resquícios da pintura antiga. Use um pedaço de lixa de grão médio ou uma lixadeira elétrica para lixar a parte superior e as laterais do móvel, removendo a sujeira, verniz e resíduos. Passe a lixa uniformemente em cada parte do móvel, de modo que uma parte não fique mais desgastada que outra.
Com seu móvel antigo lixado e liso, escolha uma das técnicas de pintura mais adequadas ao que você deseja:
Esponjado
Passe uma camada de tinta e manche a superfície de outra cor com o auxílio de uma esponja. O efeito fica muito legal e dá um novo aspecto.
Satinê
Esta técnica consiste em usar uma esponja de aço para criar pequenas frestas, ele não precisa estar lixado. Apenas misture o pó xadrez de cor branca na cera e encere o móvel. O pó branco misturado à cera fará com que a tinta entre nos pequenos vãos dando um efeito envelhecido.
Decapê
Lembra o satinê, mas neste caso é importante lixar antes de aplicar os produtos. Você também usará a escova de aço, para criar sulcos. A diferença está em utilizar massa acrílica para preencher os pequenos buraquinhos criados pela escova e depois lixar novamente. Fica muito bonito.