O reaproveitamento de moveis é mais do que uma tendência, é uma necessidade ambiental. E, diferente do que se pode imaginar, há muita beleza em móveis restaurados e esta prática está em alta!
É hora de ajudar o nosso planeta e as vidas em que nele habitam. Por isso, reutilizar objetos e móveis antigos também é uma excelente ideia para ajudar a preservar o meio ambiente.
Sim, aquele armário velho pode se transformar em funcionais prateleiras na sua casa, por exemplo. Se o móvel ainda tiver alguma utilidade para você, basta dar a ele uma cara nova com alguns recursos, simples e, na maioria das vezes, super baratos.
Como reaproveitar os móveis
A maneira mais ecoamigável de reciclar móveis é utilizar o material de alguma peça que você já não queira mais e reutilizá-la em nova função. O exemplo mais forte é o da madeira. Existem infinidades de móveis que valem a pena ser reutilizados.
Além disso, tábuas velhas podem se transformar em mesa de centro. Existem também, inúmeras técnicas para o tratamento da madeira – como o decoupage – que dá ao móvel um aspecto totalmente novo. Vidro, ferro e tecido são outros materiais que podem ser reutilizados.
Destaque na decoração
Seguindo esta mesma onda que envolve beleza e tecnologia, o Studio Wonder, em Nova York, criou a estante Fuller, reutilizando gavetas de vários moveis antigos, em estrutura de compensado e Laca Branca. Alem de sustentável, a peça é muito original e tem personalidade forte.
Além deste, ateliês e feiras de design de todo o mundo estão apostando, cada vez mais, no desenvolvimento de projetos com material reutilizado. Invista não só nesta tendência, mas conscientize-se e colabore com a saúde da Terra!