Os móveis no estilo provençal surgiram como uma releitura daqueles usados na corte parisiense e são usados até hoje na decoração de ambientes.
O estilo de decoração provençal remete ao Sul da França. A região da Provença é conhecida até hoje por manter as características da vida campestre do passado, e é composta por vilarejos entre as montanhas e o mar. Os campos de lavanda e girassol fazem parte da paisagem da região, e são verdadeiros cartões postais.
A origem do estilo provençal
O surgimento do estilo, ainda no final dos anos 1700, reflete a busca pela nobreza pelos camponeses de Provença. A corte francesa de Paris inspirava a região, que passou a reproduzir elementos que remetiam aos símbolos da capital para decorar as casas simples dos vilarejos.
Os móveis provençais tinham inspiração nos de estilo Luís XV e XVI, e eram feitos por artesões locais, de forma mais simples e sem os detalhes em dourado e entalhes rebuscados, como na corte.
As tonalidades claras e esmaecidas, até mesmo um pouco desgastadas, nos móveis provençais vinham de uma mistura de gesso e cola, o gesso cré, usada para que falhas da madeira fossem disfarçadas, já que os camponeses usavam madeira localem processo artesanal de marcenaria. Com o tempo, o acabamento dos móveis se desgastava, dando a eles uma aparência envelhecida.
Com o passar do tempo, as técnicas foram aprimoradas e os móveis no estilo provençal ganharam mais releituras. Hoje, a pátina confere às peças com os entalhes a aparência de envelhecido, e cores vivas são usadas para que esses móveis sejam os elementos de cor nos ambientes, desde a sala, com aparadores, mesas e cadeiras, até o quarto, com cômodas e mesas de cabeceira.