0
R$0.00
  • An empty cart

    You have no item in your shopping cart

Blog Details

Motocicletas Retro – Charme do Passado e Tecnologia de Ponta.

O fenômeno das Motocicletas Retro há tempos está mais forte no mercado internacional. Agora, praticamente todas as marcas têm modelos do tipo. Uma das mais recentes representantes é a BMW R Nine T.

O estilo, que vêm aos poucos para o país, foca apenas no essencial: guidão, tanque, banco, motor bem exposto e um par de rodas. Nada de carenagens, nada de formas rebuscadas. É a moto em seu conceito original, que remete a modelos que, no século passado, disseminaram o gosto pelo veículo de duas rodas.

Elas, no entanto, também entregam aos fãs do estilo o melhor da tecnologia. No caso da BMW R Nine T, até o nome evoca o passado. “Nine T” (pronuncia-se “naineti”, como “ninety” ou 90, em inglês) alude aos 90 anos de lançamento da primeira motocicleta da BMW, a R 32.

Mas ela não é uma réplica da máquina pioneira da marca, e sim uma moto de visual minimalista, com o melhor da tecnologia alemã em termos de freios, suspensões e motorização. A graça dela é justamente o design pouco ou nada revelar sobre isso.

BMW R Nine T, lançamento recente do estilo "vintage" (Foto: Divulgação)

Também a inglesa Triumph Bonneville T100 segue a onda “flashback”, escancarando isso em seu nome, que homenageia conquistas dos modelos da marca nos anos 1960, na longa planície do Bonneville Salt Flats, o leito seco do lago salgado no estado norte-americano de Utah. Todos os anos, o local é palco de tentativas de quebra de recordes de velocidade máxima de carros e motos.

Na aparência, a T100 pouco se diferencia das Triumph do final dos anos 1950, porém, no lugar do problemático par de carburadores Amal, há agora um avançado sistema de alimentação por injeção eletrônica e, em vez do limitado sistema de freios a tambor, freios a disco. Além disso, substituindo o precário sistema elétrico Lucas (à época jocosamente apelidado de “príncipe das trevas”), há um luminoso farol e um aparato de partida elétrica à prova de falha. Ou seja, é uma moto com cara de antiga, mas com funcionamento impecável.

Triumph Bonnevile T100 (Foto: Divulgação)

Outra marca que se rende a essa tendência das Motocicletas Retro é a italiana Ducati, que nos últimos dias mostrou a um seleto grupo de jornalistas, do qual o G1 fez parte, a reedição de sua clássica Scrambler, modelo que fez muito sucesso no final dos anos 1960. Devidamente revisitado, ele seguirá a mais alta tecnologia da marca e será um dos protagonistas dos Salões de final de ano, em Colônia, na Alemanha, e em Milão, na Itália, as “passarelas” por onde desfilarão as novidades da alta moda motociclística para a temporada de 2015.

Ducati Scrambler de 1975 é vista em encontro de motociclistas na Itália (Foto: Rafael Miotto/G1)

Nem só de marcas premium e modelos carregados de passado esportivo é feito o florescente mercado de motocicletas retro. As japonesas Honda, Kawasaki e Yamaha também oferecem a seus clientes modelos com gosto de revival.

Dois modelos pioneiros desta tendência retrô são as Kawasaki W650 e W800, reedições das Kawasaki W dos anos 1960, que nada mais eram do que motocicletas escancaradamente inspiradas nas inglesas daquela época (Triumph Bonneville e BSA A7). Como se sabe, o sucesso da indústria motociclística japonesa começou exatamente assim, com a reprodução – com qualidade construtiva superior – dos modelos da então dominante indústria europeia de 50 anos atrás.

 

Kawasaki W800 (Foto: Divulgação)

Outra moto que é um bom exemplo do crescente gosto por visuais de outros tempos é a Honda CB 1100, uma feliz interpretação atual das primeiras Honda de alta cilindrada, notadamente a CB 750 Four de 1969, modelo responsável pelo “golpe de misericórdia” que determinou a troca da liderança europeia pela japonesa na indústria motociclística. Se hoje o mundo da moto tem como líderes as marcas da terra do sol nascente, muito se deve à tecnologia da Four, que assombrou o mundo há 45 anos no Salão de Tóquio.

A Honda CB 1100 é exatamente o que a atual Triumph Boneville, a BMW R NineT ou a vindoura Ducati Scrambler são: motos com estilo clássico, mas com performance global que nada deve a modelos mais modernos e de design contemporâneo.

Honda CB 1100 (Foto: Divulgação)

Outra Lenda Vintage, para os mais tradicionalistas é são as motocicletas Indian, que desembarcaram por aqui a um ano. Legitima representante do estilo Custon Vintage, as Indians simplesmente traduzem em todos os seus detalhes o que é ser uma Motocicleta Retro. Seu modelo mais emblemático é a Indian Chief Vintage, recheada de alforges e detalhes em couro, essa americana, de sangue Yankee e estilo custon dispensa comentários!

Indian Chief Vintage

Assim como no mundo das Motocicletas Retro, onde o estilo e visual Vintage e Retro permanece, a tecnologia e inovação não deixam de estarem presentes, no mobiliário Retro esta tendencia tem vigora. A arte de fazer como antigamente aliada as novas tecnologias e possibilidade nos possibilita fazer moveis de estilo Vintage e Retro, com novas funcionalidade e melhor ergonomia e durabilidade.

Ao se confeccionar um móvel como antigamente, com materiais de qualidade e longa durabilidade, madeira de lei certificada, e ou laminas de madeira natural, nós também utilizamos os novos componentes da mobília moderna em nosso mobiliário.

São várias as inovações, desde as corrediças de deslisar suave e fechamento perfeito de gavetas, dobradiças com amortecimento mecânico, e tudo o mais desenvolvido para a marcenaria moderna que são aplicados nos nosso mobiliário!

Confeccionar Moveis com Identidade e Exclusividade são as nossas Vocações!

Deixe o seu pensamento

Login

Perdeu sua senha?