Muito mais do que clarear os ambientes, a iluminação tornou-se um importante recurso de decoração.
Com ela, é possível criar ambientes divertidos, acolhedores, requintados. Contudo, para conseguir o resultado desejado é necessário saber utilizá-la de acordo com os ambientes. Em quartos, por exemplo, há a necessidade de uma luz geral e também indireta. Para que a pessoa possa se vestir e escolher uma roupa no armário, é preciso mais luz. Já na hora do descanso ou leitura, ela deve ser mais focada e indireta. A iluminação de efeito, com abajur, arandelas, ogivas, também é usada para valorizar o ambiente.
Para as salas, no espaço dedicado à TV, é indicada uma iluminação que não projete reflexos nem ofusque as cores. Para receber convidados, uma iluminação mais pontuada, que dá realce a obras de arte e adornos e ao prato que será servido. Para uma leitura no sofá, luz direcionada com abajur, que também pode ser usado como peça decorativa.
Já para os banheiros, a dica é que haja muita luz, pois auxilia no momento de maquiar ou barbear, por exemplo. No espaço de spa, é preciso uma luz mais relaxante, mais branda. Na cozinha, luz geral para iluminar todas as bancadas, cuba e alimentos, sem dar sombra. E em cozinha gourmet, complementa-se a luz geral com iluminação de efeito e mais focada na área de mesa e estar.
Uma iluminação correta garante todo o diferencial aos ambientes e, por isso, para cada ambiente a iluminação deve ser pensada de forma particular e diferenciada conforme o uso do local. Áreas onde ocorrem tarefas e trabalhos como cozinha, área de serviço e escritório, pedem luzes que facilitam essas tarefas.