O estilo vintage está cada vez mais em evidência e vem conquistando adeptos tanto na moda quanto na decoração.
Antiguidades em forma de móveis e itens de decoração, ganharam o gosto e um espaço nas casas e comércios brasileiros. Este segmento possui um estilo romântico, cheio de personalidade com inúmeras referências ao passado. Geralmente, os ambientes que seguem uma linha vintage são extremamente charmosos e cheios de encantos, mas sem muita ostentação.
É muito comum, nos dias atuais, encontrar inúmeros objetos com referências antigas na decoração de residências e comércios. A mistura que mescla a modernidade e os itens vintage, formam um ambiente cheio de mistérios e ao mesmo tempo de extrema elegância.
Por onde começar uma decoração vintage?
Esta é uma das principais dúvidas de quem deseja inovar na decoração de um imóvel. Mas antes de sair adquirindo tudo o que remete aos anos dourados, avalie qual é o estilo que mais combina com você ou com o ambiente em questão.
Se a sua personalidade é mais romântica, então a dica é buscar por itens arredondados, clássicos e charmosos. Os tons mais claros do amarelo, rosa, marrom e branco são os indicados para quem deseja seguir esta linha vintage.
Agora, se o seu ritmo é mais agitado, então fique a vontade para apostar em cores quentes, fortes e em objetos maiores, como geladeiras, fogões, mesas, cadeiras e sofás. Há também aqueles que não dispensam a boa e velha mesa de sinuca ou então uma bela poltrona colorida. Tudo é válido, desde que haja bom senso na distribuição dos móveis e harmonia na junção das cores.
Quanto investir na criação de um ambiente vintage?
Toda e qualquer reforma na decoração e reestruturação visual de um ambiente vai demandar de valores relativos, pois é necessário levar em conta o “tamanho” da mudança!
Além dos objetos disponíveis a pronta entrega, há também a possibilidade de personalizar determinados itens, o que pode aumentar o seu custo, mas com certeza trará ainda mais charme e sofisticação ao ambiente.
De toda forma, a pesquisa de mercado (e de qualidade!) é o que se recomenda para quem deseja ter um cantinho ou a casa toda com a cara da década passada!