0
R$0.00
  • An empty cart

    You have no item in your shopping cart

Blog Details

Tons suaves, tecidos florais, jeitinho de antigo: móveis provençal proporcionam um tom rústico e aconchegante à sua casa. Saiba mais sobre como utilizá-los e conheça este estilo que é adorado por românticos mundo afora.

Conhecido no mundo todo como o estilo que remete às casas de campo do Sul da França, esta vertente da decoração é caracterizada pela rusticidade e simplicidade aliada a recursos que proporcionam acolhimento e conforto, embora não existam regras rígidas que determinem o que é ou não provençal.

móveis provençal moldura

O estilo virou moda nos anos 1980, mas sua origem vem lá dos séculos XVI e XVIII. Naquela época, as famílias camponesas adaptavam a decoração das casas utilizando os materiais e recursos que tinham em mãos, na tentativa de imitar as casas da corte. Os móveis eram feitos com os estilos da época, com diferentes tipos de madeiras e pouca qualidade. Para esconder os defeitos e a mistura das madeiras, os artesãos utilizavam gesso e cola, que com o tempo se desgastava e dava ao móvel uma aparência envelhecida. Tal efeito nos móveis provençal atualmente é alcançado com a pátina.

Atualmente, a decoração com móveis provençal é uma boa opção para quem deseja evocar uma atmosfera de valorização das memórias simples do passado. A simplicidade do estilo também pode ajudar a economizar, pois no lugar de móveis novinhos em folha, o indicado é apostar num mobiliário antigo restaurado.

Para reproduzir, em casa, essa atmosfera bucólica, algumas dicas simples ajudam você na hora de escolher a decoração. Na construção, paredes de pedra, ásperas e/ou manchadas, a madeira do telhado aparente e pisos claros de madeira ou terracota deixam sua casa com uma cara mais rústica. Optar por cores em tom pastel, como verde água, rosa e lilás, além do branco desgastado e cru, também ajudam a compor o ambiente. Finalmente, nas peças de decoração, busque materiais naturais, tecidos florais, estampas com desenhos de cenas rurais e cotidianas, peças de cerâmica, cestas e castiçais de ferro.

Mas cuidado: não vá sair colocando tudo junto e em um lugar só, se não sua casa corre o risco de ficar muito caricata. A regra número um, aqui, é adaptar. Combine estes elementos para compor um ambiente realmente aconchegante e que possua a sua cara, não fique preso a regras ou padrões. Uma dica, por exemplo, é apostar em móveis mais simples se quiser abusar das estampas florais. Também vale utilizar apenas um móvel provençal e destacá-lo na decoração, como uma penteadeira no quarto ou uma poltrona na sala.

móveis provençal

Observe como esta penteadeira provençal (foto), herança de família customizada pelo Studio RP em nossa loja de móveis em São Paulo, foi utilizada neste quarto. A poltrona vitoriana, que completa a decoração do quarto – e não tem nada a ver com o Sul da França! – também era uma peça de família e foi revestida com um tecido jacquard da Quaker.

Viu como é possível utilizar móveis provençal na decoração de diversas maneiras, basta adaptar e respeitar os seus gostos pessoais?

 

Deixe o seu pensamento

Login

Perdeu sua senha?