0
R$0.00
  • An empty cart

    You have no item in your shopping cart

Blog Details

Azul e vermelho combinam com móveis vintage

A decoração com móveis vintage deixa sua casa charmosa e aconchegante. Os objetos proporcionam um gostinho de nostalgia e são ótimos para quem não consegue se desfazer de recordações da infância.

Entretanto, como criar uma decoração harmônica, sem deixar os móveis vintage deslocados do ambiente? Uma ideia é apostar nas cores azul e vermelho – em almofadas, tecidos ou até mesmo na pintura da parede. O vintage é uma combinação de estilos variados, principalmente com itens das décadas de 40 e 50. Ele surgiu na segunda guerra mundial, época em que era comum utilizar itens de crochê, patchwork ou feitos a mão na decoração. Por isso, as cores azul e vermelho, muito presentes em uniformes de marinheiros, por exemplo, combinam com a decoração retrô.

Veja outras dicas que vão auxiliar você ao montar uma decoração com móveis vintage:

móveis vintage
– Os formatos do mobiliário são muito característicos: são baixos, com linhas simples e sofisticadas, pernas pontiagudas e sempre à vista, sofás largos e longos, cadeiras e poltronas suaves e arredondadas, bancos cromados, superfícies lisas e brilhantes.

– Em termos de materiais utilizados, a madeira não trabalhada, os cromados, espelhados, lamé e linóleo são os eleitos e não há qualquer receio em misturar tudo, seja formas, texturas, padrões ou cores.

– Tonalidades sólidas e fortes, caso do laranja, verde, vermelho, amarelo, azul, cor-de-rosa e lilás são uma referência da paleta de cores tipicamente vintage. Para um efeito mais delicado, aposte também em cores neutras nas combinações – branco, bege, creme, cru, castanhos-claros.

– O estilo retro tem nos seus padrões ousados um dos seus principais pontos de sedução e o difícil é mesmo escolher entre floridos, axadrezados, tie-dye, psicodélicos, abstratos e formas geométricas coloridas para cobrir almofadas, cortinas ou estofamentos.

móveis vintage
– As texturas são tão diversas quanto exuberantes: felpo, plástico, vinil, veludo, rendas, chenilha, missangas e contas…

– O papel de parede era moda durante os anos 50, 60 e 70, por isso a sua existência num ambiente retro é quase obrigatória. É possível encontrar papéis de parede nas tonalidades azul e vermelho, vintage ao extremo.

– Quadros com arte geométrica, silhuetas, estampados ou ilustrações vintage, assim como fotografias a preto e branco de inspiração Hollywood – como imagens de Marilyn Monroe, Audrey Hepburn ou Twiggy – proporcionam um visual muito descolado qualquer parede.

– Na cozinha, além dos móveis vintage, você pode investir em um ou dois eletrodomésticos da época – grandes, coloridos ou cromados – que têm sido replicados por marcas conceituadas como a SMEG.

E tenha sempre em mente que montar uma decoração com móveis vintage não é difícil, mas requer cuidado para não cair no exagero e folclore. O ideal é sempre buscar o equilíbrio e com recursos chave, como a aposta nas tonalidades azul e vermelho, ela pode se adaptar a qualquer ambiente.

Deixe o seu pensamento

Login

Perdeu sua senha?